AFS Intercultura Brasil


A MISSÃO DO  AFS INTERCULTURA BRASIL

 


O AFS INTERCULTURA BRASIL é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz.

VALORES E ATRIBUTOS

O AFS possibilita que as pessoas ajam de forma responsável, como cidadãos globais, trabalhando pela paz e pelo entendimento, em um mundo composto de diversidade. O AFS compreende que a paz é um conceito dinâmico, ameaçado pela injustiça, desigualdade e intolerância.

O AFS busca assegurar a fé na dignidade e no valor de cada ser humano, para todas as nações e culturas. O AFS encoraja respeito pelos direitos humanos e suas liberdades fundamentais, sem distinção de raça, sexo, língua, religião ou status social.

As atividades do AFS são baseadas em nossos valores essenciais de dignidade, respeito pelas diferenças, harmonia, sensibilidade e tolerância.


O QUE É O AFS?

O AFS - antigo American Field Service - surgiu como um serviço voluntário de ambulâncias para socorrer as vítimas das guerras mundiais. Depois da 2ª Guerra, os voluntários mantiveram-se unidos em torno da idéia de estabelecer laços de paz e amizade entre as diversas culturas do mundo, por meio de programas de intercâmbio.

Fundado, portanto, há mais de meio século, o AFS continua sendo uma organização não governamental, de base voluntária e sem fins lucrativos, hoje presente em 51 países.  Sua instância internacional, o AFS Intercultural Programs, está sediada nos Estados Unidos e possui um Conselho de Curadores composto por membros de diversos países. Eles governam a rede mundial do AFS, desenvolvendo estratégias e monitorando os padrões de qualidade estabelecidos.

Em cada país, o AFS conta com um escritório profissional e com voluntários organizados em comitês locais.  Estes são responsáveis pelas atividades operacionais do dia-a-dia e lidam diretamente com os estudantes, famílias naturais e hospedeiras.  Os comitês se reportam ao escritório do AFS que tem a responsabilidade final pelo bem-estar do estudante e por monitorar a qualidade do programa.


O AFS no Brasil

O AFS iniciou suas atividades no Brasil em 1956, enviando sete estudantes para os Estados Unidos, dos quais quatro tornaram-se os primeiros voluntários brasileiros.  

Atualmente são aproximadamente 90 comitês espalhados por todo o Brasil e 900 voluntários ativos. A cada ano enviamos ao exterior cerca de 400 estudantes por diferentes programas e recebemos cerca de 300.

Para maiores informações sobre a nossa organização, acesse o nosso site www.afs.org.br o AFS também disponibiliza em seu site uma seção especialmente dedicada às famílias hospedeiras com informações e orientações atualizadas regularmente. Para acessá-la basta clicar em “Participantes” e em seguida em “Famílias Hospedeiras” e utilizar o login: participo e a senha: intercambio.

Seu comitê local

Durante todo o período da experiência, o comitê local será o representante oficial do AFS e seu interlocutor na sua cidade. Ele é composto por voluntários que já tiveram experiência semelhante (seja participando no programa de envio ou hospedando um estudante estrangeiro) ou simplesmente identificaram na Missão desta organização uma forma de fortalecer a cidadania.

Sua função é providenciar para a família hospedeira:

  • Uma entrevista para decidir a participação no programa;
  • Orientação antes da chegada do estudante;
  • Um contato (Conselheiro) para apoio durante a experiência;
  • Amizade e envolvimento antes, durante e depois do programa.

Para os estudantes estrangeiros, o comitê providencia a colocação em uma escola de ensino médio, o Conselheiro e atividades de enriquecimento da experiência (orientações, atividades de fim-de-semana,  entre outras).

As famílias hospedeiras são bem-vindas caso queiram se tornar parte do comitê do AFS.  Há inúmeras maneiras de atuar, integrando-se total ou parcialmente de acordo com a sua disponibilidade e interesse.

A Secretaria Executiva

O nosso escritório nacional fica na cidade do Rio de Janeiro. É composto por profissionais especializados em experiência intercultural, que coordenam, capacitam e dão apoio ao corpo de voluntários. O escritório tem função administrativa e é a responsável final pelo bem-estar do participante. Pode ser contatada 24 horas por dia em caso de emergências (veja a seção Situações de Emergência).  Seu endereço:


AFS Intercultura Brasil
Rua General Dionísio, 14 – Humaitá
22271-050 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3724-4464  Fax: (21) 3724-4400