15 setembro, 2010

Comitê de Frederico Westphalen participa de treinamento em Ivoti - RS


As voluntárias da AFS Daiane Correa e Nilva Gardin Martins participaram de curso para treinamento de envio de intercambistas. Representanetes dos comitês de todo o extremo sul se reuniram durantes os dias 11 e 12 de setembro em Ivoti - RS, para trocar orientações sobre como preparar um jovem que será enviado para outro país.
As orientações ministradas pelos voluntários da direção regional do AFS se basearam em três princípios básicos: preparar para o choque cultural do país, esclarecer a finalidade do programa da ONG e expansão da cultura pessoal. No curso os participantes não ficaram só na teoria, o trabalho desenvolvido exigiu a elaboração de um esquema de relacionamento com o jovem. Essa atividade levou os voluntários a aplicar as instruções adquiridas.
O AFS se preocupa em orientar seus participantes antes e durante a experiência, para que crises como choque cultural sejam amenizadas e possam se tornar um aprendizado intercultural. Ter voluntários preparados para orientar os jovens e fazer com que o papel da ONG se cumpra é um dos objetivos da realização do curso. A voluntária de Frederico Westphalen Daiane Correa considerou relevante a participação no treinamento.
- É muito importante saber como preparar os estudantes que pretendem viajar, para que assim não haja um choque cultural muito grande -, salientou Daiane.
Os estudantes e as famílias devem ficar a par dos benefícios e das restrições do programa. Saber como preparar quem viaja e quem recebe um estrangeiro é fundamental para que ambos aprendam com a troca de culturas e aproveitem ao máximo a experiência.

 Assessoria de Imprensa AFS - Comitê de Frederico Westphalen

Nenhum comentário:

Postar um comentário