03 outubro, 2010

Um pouco da Tailândia em Frederico Westphalen

Picante e de forte troca cultural. Assim foi a noite tailandesa organizada no salão de festas do prédio Dom Rafael, pelos voluntários do AFS - Comitê Frederico Westphalen e intercambistas tailandeses de Cruz Alta, Nova Roma e Frederico. Durante a noite de sexta-feira, 1º de outubro, mais de 40 convidados puderem experimentar comidas típicas e conhecer a cultura da Tailândia.


Marcada por forte sabor apimentado a comida foi variada em pratos de peixe, frango e massas acompanhados de legumes e molhos picantes. A culinária contou com um toque especial de codimentos enviados diretamente da Tailândia. Antes dos pratos principais os convidados puderam saborear um típico aperitivo de peixe apimentado, também produzido no país.

Música, decoração e trajes. Tudo era tailandes. A intensão da organização de aproximar os convidados à cultura foi positiva. Quem esteve presente no local pode conhecer melhor o alfabeto, as danças, os produtos e as roupas típicas tailandesas. Além de estabelecer uma relação de aproximação com os intercambistas.

Antes de apreciar a culinária, o presidente do Comitê de Frederico Westphalen, Claudio Nery Martins, apresentou a ONG para os presentes, ressaltando a missão e os valores da organização. Foram entregues pequenas lembranças aos parceiros do AFS, em reconhecimento ao trabalho das famílias hospedeiras e das institituições locais que apoiam a organização.

O jantar também contou com a apresentação do país em foco, elaborada pelos intercambistas, que trouxeram um pouquinho da Tailândia para Frederico Westphalen. Sutapat Patsanguan, vestida com trajes típicos, encantou ao apresentar uma dança tailandesa. Juntos, os estrangeiros comentaram sobre as diferenças culturais entre os países. "Não podemos bater na cabeça das pessoas e não temos tanto contato com os professores", explicou a intercambista de Cruz Alta, Ratchaya Teeraluk, chamada de Noey.

Após os pratos apimentados foram servidos doces típicos. O feijão que costumamos salgar foi servido com leite de coco, e se tranformou em uma saborosa sobremesa. Além do feijão doce, um prato com bananas e leite de coco também pode ser apreciado. "Já experimentei o feijão com sal que é servido aqui, e não gostei. Prefiro ele doce", comentou o intercambista que foi o cozinheiro chefe do jantar, Jitphanu Sitthisanguan, conhecido como Sun.

Estiveram presentes na noite famílias dispostas a entrar em contato com o novo, interessadas em enviar seus filhos e receber estrangeiros. O jantar aproximou as pessoas a novas culturas e mostrou que há grande diferença de costumes entre povos. A presença dos tailandeses em nosso país, e principalmente em nossa cidade deixa claro a possibilidade da troca entre diferentes culturas.

Em noite agradável, divertida, picante e de aprendizagem intercultural, o AFS possibilitou a descoberta de um novo mundo por meio de olhos puxados.



Assessoria de Imprensa AFS - Comitê de Frederico Westphalen

2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar o comitê de Frederico pelos dois anos, pelo excelente trabalho realizado durante esta trajetória e pela bela iniciativa dos eventos realizados, bem como a divulgação dos mesmos neste blog. É de voluntários como os de Frederico é que precisamos para aprimorar, revigorar, engajar e divulgar a nossa organização. Parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Aniversário! Que tenham muito mais histórias pra contar e jantares saborosos como estes pra fazer.
    Vocês são exemplo de dedicação e fortalecimento do nome AFS no extremo Sul, assim como modelo a ser seguido pelos demais comitês.
    Um grande abraço deste voluntário de POA.

    ResponderExcluir